O Bruxismo é um hábito de ranger, apertar ou morder com força os dentes de forma constante e excessiva, podendo provocar desgastes dentários e dores na região da face. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% da população mundial sofre com isso. No Brasil o número de pessoas que tem bruxismo chega a 40%.
Se você é uma delas e quer saber o que é, as causas e como tratar, continue lendo este artigo.
O que é bruxismo?
O bruxismo é um distúrbio de movimentos involuntários e inconscientes de ranger, apertar ou morder com força os dentes de forma constante e excessiva, provocando desgaste nos dentes e dores na região da face. Em casos mais graves, o bruxismo pode causar até problemas ósseos, na gengiva e alterações nas articulações da mandíbula – as Disfunções Temporomandibulares (DTMs).
Quais são as causas do bruxismo?
As principais causas do bruxismo são:
- Fatores genéticos
- Sobrecontatos dentários e alterações oclusais (na mordida)
- Fatores neurológicos ou respiratórios (apneia do sono e ronco, por exemplo)
- Fatores psicológicos ( depressão, estresse, ansiedade ou tensão)
- Medicamentos ( alguns medicamentos antidepressivos, como a fluoxetina, podem ter como efeito colateral o bruxismo)
- Refluxo estomacal (a diminuição do pH do esôfago aumenta a atividade do músculo da mastigação)
- Consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas
Como tratar o bruxismo?
O tratamento do bruxismo dependerá do problema que está causando esse distúrbio. Para isso, o dentista irá examinar detalhadamente seus dentes, tônus muscular, articulações e fará perguntas apropriadas, lhe ajudando a descobrir a fonte potencial do seu bruxismo.
Como ferramenta de diagnóstico e para diminuir os danos, indica-se na grande maioria dos casos o uso de placa miorrelaxante, para restringir os movimentos da mandibula e proteger os dentes e as articulações das ações do bruxismo noturno.
Dependendo da causa do bruxismo, o tratamento pode ser feito com aparelho ortodôntico, com ajustes oclusais para corrigir a mordida, medicamentos, fisioterapia facial e quiropraxia. Pode ainda ser indicado a aplicação de injeção local de toxina botulínica para diminuir a ação dos músculos que realizam o apertamento. As DTMs devem receber atenção redobrada, quando não tratadas de forma precoce podem levar a necessidades cirurgicas para a resolução do caso.
Para qualquer um dos tratamentos, é necessário consultar um profissional para que ele possa avaliar o caso e indicar qual tratamento fazer. Agende sua avaliação conosco e cuide de sua saúde bucal.
Dr. Diego Cardoso
CROPR 30215