Os cuidados diário de higiene e visita regular ao dentista são essenciais para manter a saúde bucal em dia. Além disso, boas medidas preventivas e de proteção podem manter o seu sorriso mais bonito. Como é o caso da profilaxia dentária, indicada a fazer, pelo menos, duas vezes ao ano. Mas você sabe o que é profilaxia dentária e quais são os benefícios desse tratamento? Continue lendo este artigo que iremos esclarecer suas dúvidas.
O que é profilaxia dentária?
A profilaxia dentária é a limpeza profissional dos dentes feita pelo seu dentista em consultório. E tem objetivo de remover a placa bacteriana, limpar os dentes e remover as manchinhas superficiais, através de polimento e raspagem.
É um tratamento feito de modo periódico e é excelente para prevenir inflamações e doenças, seja nos dentes ou na gengiva. Além disso, ajuda a melhorar a aparência do sorriso, já que deixa os dentes mais branquinhos e a gengiva com aspecto saudável.
Quais os benefícios da profilaxia dentária?
Os benefícios da profilaxia dentária são:
- Protege contra doenças dentária
- Previne a perda dos dentes
- Combate ao mau hálito
- Identificação precoce de problemas diversos
- Preserva a saúde bucal
Como é feita a profilaxia dentária?
Antes de iniciar a profilaxia dentária, o profissional vai realizar uma avaliação para ver como está a saúde bucal. Em seguida, a limpeza dos dentes é iniciada com o auxílio de um ultrassom para a remoção do tártaro. Depois disso, o dentista entra em ação com uma espécie de jato de água composto por bicarbonato e uma escova rotatória com pasta profilática. Com o auxílio dessas ferramentas, o dentista é capaz de realizar uma limpeza profunda.
Não se preocupe, pois tudo é indolor. O paciente não deve sentir qualquer desconforto durante a limpeza. Caso haja sensibilidade no dente, o paciente deverá avisar ao dentista para que ele possa avaliar se há algum problema na região sensível da boca.
Com que frequência esse tratamento deverá ser realizado?
O tratamento de limpeza deverá ser realizado, pelo menos, duas vezes ao ano, com um intervalo de seis meses. Caso o paciente tenha alguma comorbidade (diabetes, hipertensão, problemas de tireóide, entre outros) ou é portador de alguma deficiência neuromotora que o impossibilite fazer a higienização correta em casa, o intervalo entre as consultas deve ser, pelo menos, a cada 3 meses. Entretanto, é importante manter um acompanhamento profissional e, assim, avaliar os riscos de cáries e outros incômodos bucais.
Quais cuidados tomar após a profilaxia dentária?
Os cuidados após a profilaxia dentária são fundamentais para que o resultado desse tratamento seja bem mais duradouro.Logo após a consulta, caso tenha o dentista tenha aplicado o flúor, deve-se esperar pelo menos 30 minutos para beber ou comer algo. Diariamente, invista na escovação pelo menos três vezes ou após as principais refeições. A higienização completa da língua e uso do fio dental em todos os dentes também são procedimentos importantes. E, é claro, visite seu dentista regularmente.
Gostou do conteúdo sobre o que é profilaxia dentária e os benefícios desse tratamento? Nós da Dental Blues oferecemos soluções odontológicas a preços justos para te ajudar a ter um sorriso bonito e saudável. Agende uma avaliação conosco e sorria hoje!
Dra Melissa Sampaio Leal CROPR – 32508