Dental Saúde bucal

Nos últimos anos, o cigarro eletrônico tem ganhado mais popularidade entre os fumantes e, até mesmo, quem não fuma. Porém, assim como o cigarro tradicional, o cigarro eletrônico gera danos à saúde já que têm nicotina – substância extremamente nociva, na composição. Além disso, a nicotina líquida pode causar dependência assim como a versão convencional. Se você quer saber quais são os malefícios do cigarro eletrônico para a saúde bucal, continue lendo este artigo. 

O que é cigarro eletrônico? 

O cigarro eletrônico, ou “vapes”, são produtos tipo eletrônico. Tem uma aparência tecnológica e até presença de diferentes sabores, o que tornou o item socialmente aceitável em diversos ambientes. 

Quais são os malefícios do cigarro eletrônico para a saúde bucal? 

O cigarro eletrônico pode causar irritação na boca e garganta, dores de cabeça, dispnéia e vertigem, tendo um alto poder carcinogênico. Os produtos químicos presentes nos cigarros eletrônicos comprometem a nossa microbiota bucal e aumentam as chances de desenvolver esses inúmeros problemas.Os malefícios do cigarro eletrônico para a saúde bucal são:  

Mau hálito 

Um dos problemas mais comum causado pelo cigarro eletrônico é o mau hálito. Isso acontece porque a presença de nicotina causa um odor na cavidade bucal. Em contato com bactérias, ela acaba gerando um odor desagradável, o que piora o hálito, principalmente em quem não faz a higiene correta da boca. 

Retração Gengival 

O vapor quente reduz o fluxo sanguíneo, o que pode deixar a gengiva sem os nutrientes que precisam, levando a danificação do tecido e, consequentemente, a retração gengival. E se não tratado, o quadro pode expor as raízes dos dentes e aumentar o risco de desenvolver sensibilidade, cáries e até perder o dente. 

Escurecimento da gengiva e dos dentes 

A nicotina presente nos cigarros eletrônicos impregna-se no esmalte do dente, provocando um processo de pigmentação escura. A substância também é capaz de estimular a produção de melanina, que é a grande responsável pelo surgimento de manchas escuras nas gengivas. 

Doenças periodontais 

O acúmulo de placas bacterianas que ocorre em consequência da má higiene bucal é a principal causa das doenças periodontais. Entretanto, os fumantes possuem mais riscos de desenvolver esses problemas já que o vape pode causar inchaço e inflamação nas gengivas.  

Xerostomia (boca seca) 

A nicotina reduz a produção de saliva, o que pode levar à boca seca. Isso permite que bactérias nocivas cresçam, aumentando a probabilidade de cárie dentária, doenças gengivais, mau hálito e dificuldade na fala e degutição.  

Outras doenças  

Outras patologias decorrente do uso de vapes são: queilite angular (fissura e vermelhidão nos “cantos” do lábio – causa dor e coceira), língua pilosa (lingua com aspecto de cabelo) e estomatite nicotínica (inflamação da mucosa oral pela nicotina/calor) gerada pela contínua onda de calor que pode acarretar em cancêr de boca e de glândulas salivares. 

Agora que você viu alguns dos malefícios do cigarro eletrônico para a saúde bucal, evite o uso desta e outros tipos de práticas tabagistas. Os danos à saúde bucal causados pelo fumo devem ser tratados com ajuda de bons profissionais. Agende sua avaliação conosco e sorria hoje! 

Dra Melissa Sampaio Leal CROPR – 32508 

Leave a comment