Proteses Fixas Próteses Removíveis

As próteses dentárias são peças artificiais construídas para reabilitar a estética e a função de regiões onde houve perdas dentárias, com elas é possível reconstruir um sorriso harmônico e devolver a capacidade mastigatória. Com a utilização de implantes dentários é possível fazer essa reabilitação com próteses que são fixas hoje em dia. 

Atualmente podemos separar as próteses em: móvel ou fixa. Você sabe qual é a diferença entre elas? Continue lendo este artigo para tirar suas dúvidas e conquistar novamente a confiança no seu sorriso. 

Qual a diferença entre as próteses dentárias móvel e fixa? 

A principal diferença está em que as próteses móveis possibilitam a remoção pelo paciente diariamente para higienização, e que nas fixas não existe essa possibilidade, sendo a prótese fixada sobre dentes ou implantes. Cada uma possui sua indicação. 

Entre as próteses móveis pode ser indicada: 

A Prótese Total – popularmente conhecidas como “dentaduras”. Essas próteses realizam uma reabilitação oral completa, devolvendo e melhorando a capacidade do paciente de mastigar alimentos e também devolvendo estética gengival e dos dentes ausentes. 

A Próteses Parcial Removível – essa prótese é indicada para pacientes com perdas dentárias mas que ainda possuem dentes saudáveis na arcada. Nessa prótese são confeccionados grampos que se adaptam nos dentes que ainda estao presentes em boca para que a estrutura fique mais estável e retida. 

Overdenture – Essa prótese é quase igual a prótese total, mas se fixa na boca através de implantes. É mais indicada para a arcada inferior, onde a “dentadura” geralmente não tem retenção e fica solta na boca. Para conseguir retenção essa prótese é fixada sobre dois ou três implantes, mas o paciente consegue remove-la todos os dias para limpeza. 

Quanto as próteses fixas, que não são passíveis de remoção pelo paciente, elas podem ser fixadas sobre dentes ou sobre implantes. 

Sobre dentes: existem as overlays (blocos), coroas, facetas, lentes de contato – todas “coladas” no dente com cimentos odontológicos; 

Sobre implantes: 

  • Coroas – quando o paciente perdeu um ou mais dentes; 
  • Protocolo – quando o paciente não possui dentes na arcada, é possível fixar uma prótese com todos os dentes sobre alguns implantes. Essa prótese também devolve uma reabilitação oral completa, com a vantagem de estar parafusada sobre implantes.  

Como é feito o tratamento? 

Para iniciar o tratamento primeiro é necessária uma consulta com um cirurgião-dentista. Nessa consulta o profissional vai conversar com o paciente para saber suas expectativas e suas necessidades, fazer um exame oral completo, muitas vezes solicitar algum exame de imagem e então apresentar as possibilidades de reabilitação em cada caso. Cada prótese tem suas indicações e suas limitações e o paciente participa na escolha do que vai ser confeccionado para a sua boca, sendo esclarecido em suas dúvidas e sobre as melhores alternativas. 

As fases de confecção variam dependendo do tipo de prótese e geralmente envolvem o preparo da boca para receber a prótese, moldagens, provas e instalação da peça. 

Quais cuidados devo ter com as próteses dentárias? 

Os cuidados necessários com as próteses, tanto fixa quanto móvel, são: 

  • Evitar comer alimentos duros e pegajosos 
  • Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia 
  • Seguir outras orientações de higiene específicas para o seu tipo de prótese 
  • Não roer unhas ou objetos 
  • Fazer acompanhamento regular com o dentista 

A possibilidade de sorrir sem medo com certeza vai melhorar a sua autoestima e qualidade de vida, consulte um de nossos dentistas, este profissional é a única pessoa que pode indicar a melhor opção de tratamento com próteses dentárias para o seu caso. 

Dr. Diego Cardoso 

CRO/PR 30215 

Leave a comment