Deu aquela dor dente e precisa fazer canal? A escolha correta de um bom profissional especialista em endodontia faz toda a diferença neste tratamento, pois irá lhe proporcionar a realização de um tratamento seguro, com o máximo conforto e bem estar.
Continue lendo este artigo para sanar suas dúvidas sobre o tratamento endodôntico.
O que é tratamento endodôntico?
A endodontia ou tratamento de canal, trata as lesões e doenças da polpa e raiz do dente. O tratamento consiste na remoção da polpa dentária, que fica no interior do dente. Após a remoção desse tecido, o canal é limpo e preenchido com material de obturação específico.
Quando recorrer a endodontia?
O paciente deve recorrer a um profissional de endodontia em casos de:
- Sensibilidade intensa e constante, ao contato com alimentos frios ou quentes;
- Incômodo ao toque;
- Dor de dente contínua;
- Inchaço em torno do dente dolorido;
- Dificuldade para mastigar;
- Escurecimento do dente;
- Trauma dentário.
Quando o tratamento endodôntico é indicado?
O tratamento endodôntico é indicado para pacientes que sofreram algum trauma no dente, ocasionando ou nao a fratura do elemento; Quando existe um situação de inflamação irreversivel da polpa ou necrose, podendo existir infecção no dente; Reabsorção da raíz; Ou por indicação protética.
Como é feito o tratamento endodôntico?
O tratamento de canal é realizado da seguinte maneira
- Primeiro, o dente é anestesiado e é feita uma abertura através da coroa do dente até a câmara da polpa.
- Depois que a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), a câmara pulpar e os canais radiculares são, modelados e limpos para receber o material obturador.
- A obturação ou selagem do canal é feita para proteger contra futuras infecções e contaminação por bactérias.
- Na etapa final, geralmente é colocada uma coroa sobre o dente para restaurar seu formato e aparência naturais. Em alguns casos, onde nao há estrutura dental sufiente, pode ser necessário a cimentação de um pino intra-radicular para dar melhor sustentação a coroa protética.
Como não há mais polpa para manter o dente vivo, os dentes que passaram pelo tratamento de canal podem se tornar mais propensos a fraturas. Por isso é importante que seja feita um selamento adequado desta raiz com a restauração final mais adequada para cada tipo de remanescente dentário.
Vale ressaltar, que para evitar problemas futuros é de suma importância fazer uma boa higiene bucal e visitar o dentista regularmente.
Dra Isabella Sant’Anna
CRO 30198