Dental

Em consulta com o dentista várias vezes ele pergunta se você notou sua gengiva sangrando, não é mesmo? Quando se trata em saúde bucal, logo pensamos em uma boca saudável com os dentes em perfeita condições, sem nenhuma cárie ou outro problema. Porém, isso tudo é mais amplo, pois inclui também as estruturas que garantem o suporte dos dentes e as gengivas e periodonto de sustentação, área que é tratada pela periodontia. 

A Periodontia é uma especialidade da odontologia que é direcionada a esses tecidos, fazendo tratamento de doenças específicas e contribuindo para a melhora na saúde bucal. 

Se você tem dúvida sobre o que é essa especialidade e quais os tratamentos realizados, neste artigo iremos trazer algumas informações que irão ajudar a sanar suas dúvidas sobre isso. 

O que é periodontia? 

A periodontia é a especialidade da odontologia que trata os tecidos que dão sustentação para os dentes. O periodontista foca na prevenção, diagnóstico, tratar os problemas e doenças que atingem a gengiva e que podem prejudicar a saúde do organismo se não forem tratadas corretamente, como a gengivite e a periodontite. 

Esta especialidade é fundamental para manter a boca saudável. 

Quais tratamentos esta especialidade realiza? 

A periodontia abrange, basicamente, três áreas. São elas: 

Periodontia Clinica 

Esta área é direcionada para prevenir problemas que afetam a saúde bucal, através de procedimentos como a profilaxia dentária profissional e raspagem gengival (em que ocorre remoção de cálculos), e para tratar doenças periodontais, como a gengivite e periodontite. 

A gengivite é uma inflamação que ocorre principalmente devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes, deixando esses tecidos sensíveis, vermelhos e sangrando com facilidade. 

Já a periodontite é um estágio mais avançado da gengivite. É uma condição mais séria, já que afeta consideravelmente os tecidos de suporte ao dente e ligamento periodontal. Caso não tratada, a doença pode levar à perda do dente. 

Periodontia Médica 

Tem a atuação direcionada às condições sistêmicas que se relacionam aos problemas periodontais. Sendo elas: 

  • diabetes mellitus; 
  • aterosclerose; 
  • AVC; 
  • Alzheimer; 
  • tabagismo; 
  • gravidez 

A periodontia médica oferece um tratamento específico para esses pacientes. O acompanhamento é feito de maneira rigorosa, com medidas adequadas às necessidades do organismo de cada paciente.  

Periodontia Estética 

A periodontia estética é a área voltada a promover simetria entre os tecidos gengivais e ósseo, que têm como finalidade melhorar e harmonizar a estética periodontal do paciente. 

É o que acontece, por exemplo, com pessoas que apresentam sorriso gengival, uma situação em que o paciente tem uma gengiva muito grande, que chega até mesmo a recobrir os dentes quando ela sorri, gerando prejuízos estéticos e baixa auto estima. 

Vale ressaltar, que a visita ao periodontista deve ser feita a cada seis meses para prevenção e manutenção da saúde bucal. Por isso, agende sua avaliação conosco e não deixe para amanhã o belo sorriso que pode ter hoje. 

Renata Cruz Reis 

CRO 31482 

Leave a comment