Após o dentista analisar a condição bucal de um paciente, o profissional pode pedir que ele realize alguns exames para evidenciar os problemas que estejam afetando a saúde bucal. Entre esses exames, está a radiografia panorâmica, que registra imagens das estruturas dentárias e óssea, tornando possível, inclusive, determinar uma infecção ou patologias como tumores e cistos que não causaram danos muito aparentes nos dentes. Se você quer saber o que é radiografia panorâmica e quando é indicada, continue lendo este artigo que iremos esclarecer suas dúvidas.
O que é radiografia panorâmica?
A radiografia panorâmica é um raio-x que engloba o complexo maxilomandibular, isto é, capta uma “fotografia” dos arcos dentários, maxilar e mandibular. Com esse exame, o dentista tem uma boa visualização de todos os elementos dentais e suas estruturas anatômicas, tornando possível um diagnóstico preciso e para conduzir melhor o tratamento para o paciente.
Quando a radiografia panorâmica é indicada?
A radiografia panorâmica é indicada nos seguintes casos:
- avaliação ortodôntica, para conhecer o estado da dentição e a presença/ausência de dentes;
- checagem de lesões ósseas ou dentes que ainda não erupcionaram (“nasceram”);
- procedimento prévio da cirurgia buco-maxilo-facial;
- como parte da avaliação do suporte ósseo periodontal;
- avaliação dos dentes terceiros molares (dentes do siso ou do juízo), para o estudo da necessidade ou não de extração;
- avaliação de fraturas;
- planejamentos pré-operatórios diversos, como implantes;
- investigação e verificação de anomalias dentais, patologias, anatomia, entre outros.
Como a radiografia panorâmica é feita?
A radiografia panorâmica é extrabucal, ou seja, o aparelho de raios X e o filme ficam de fora da boca. Coloca-se um posicionador de mordida em que o paciente morde, com o objetivo de posicionar a cabeça. Depois disso, o rosto do paciente é posicionado no equipamento, que ao ser acionado, gira e sinaliza com um barulho. Então a máquina registra a imagem.
Quais são as vantagens de fazer essa radiografia?
As vantagens de fazer a radiografia panorâmica são:
- Prevenção de cáries
- Diagnóstico mais preciso
- Visualização completa da arcada dentária
- Prevenção de futuros problemas bucais
- Mais precisão na ortodontia
- Orientação no planejamento de tratamentos (implantes e cirurgias)
A radiografia panorâmica dá ao dentista uma visão abrangente de toda a boca do paciente em um único filme, dentro de um período de tempo relativamente curto, ajudando no tratamento do problema.
Gostou do conteúdo sobre o que é radiografia panorâmica e quando é indicada? Nós da Dental Blue oferecemos soluções odontológicas a preços justos para te ajudar a ter um sorriso bonito e saudável. Agende uma avaliação conosco e sorria hoje!
Dra Melissa Sampaio Leal (CRO-PR 32508)