Os últimos dentes permanentes a nascer, os terceiros molares, mais conhecidos como dente do siso aparecem no fim da adolescência ou no início dos 20 anos. O nascimento do “dente do juízo” costuma ser um trauma para algumas pessoas, pois geralmente nascem quando já não existe espaço suficiente para acomodá-los.
Mas afinal, você sabe como aliviar a dor de dente do siso?
- Use compressas fria
Para aliviar a dor do dente do siso e reduzir a sua inflamação, é indicado colocar uma bolsa de gelo no rosto no local da dor por cerca de 15 minutos.
- Água morna + sal
Uma das causas mais comuns da dor de dente é a infecção, e o sal funciona como agente para eliminá-la. Já a água morna é responsável por drenar os fluidos e aliviar a pressão no local. Experimente bochechar com água quente e com sal. Bocheche apenas durante 30 segundos e depois cuspa fora.
- Analgésicos ou anti-inflamatórios
Alguns medicamentos ajudam no alívio da dor e acabam trazendo um resultado imediato. Nesse caso, você deve ir ao consultório odontológico para esclarecer as dúvidas e saber qual medicamento usar no seu caso.
Vale ressaltar que a avaliação profissional é muito importante nesse momento. Antes de recorrer a receitas caseiras para aliviar a dor, procure um dentista. Ele avaliará a presença de complicações e indicará os cuidados corretos nessa situação e se será necessário a extração.
A extração é necessária?
Em alguns casos essa alternativa não é necessária. Se ele não incomodar após aparecer, se estiver bem posicionado na arcada dentária, sem comprometer dentes vizinhos ou bochechas, a extração deve ser vetada.
A extração é indicada quando:
- Dente do siso doendo;
- Dente do siso inflamado;
- Se estiver interferindo no alinhamento dos dentes.
No entanto, só quem pode afirmar com certeza e fazer um diagnóstico certeiro, é o dentista. Ele é o especialista que deve ser consultado imediatamente. Agende uma avaliação com um de nossos dentistas através do telefone (41) 3528-5501.
Dra. Carolina Lopes Pereira Siqueira
CRO/PR 31496