Uma boca saudável é o ideal para ter uma boa qualidade de vida. Um dos problemas que afetam quase todo mundo é a cárie. Uma doença que acomete crianças e adultos, que ocorre por diversos fatores, sendo um dos principais, a higienização oral precária. Uma das soluções que existem para tratar um dente cariado é a restauração.
Mas você sabe o que é restauração? Continue lendo este artigo para sanar todas suas dúvidas sobre esse tratamento.
O que é restauração?
A restauração nada mais é que a “reconstrução” do dente, seja em razão de um trauma ou da ocorrência de cárie, por exemplo. Neste tratamento, o dentista remove a parte do dente que está desmineralizada pela cárie, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração, preservando a função, saúda da polpa e recuperando a estética do sorriso.
O material mais comum utilizado na restauração é a resina composta. Mas também pode ser utilizado o amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).
Quando a restauração é indicada?
A restauração é indicada em casos de:
- Dentes fraturados
- Cárie
- Infiltração em restaurações antigas.
Quais são os cuidados com a restauração?
Uma boa higiene oral, com escovação 3 vezes ao dia e uso de fio dental faz com que a restauração tenha uma maior durabilidade.
Se a restauração for bem cuidada, pode durar entre 3 a 10 anos.
Por isso, visitar o dentista com frequência é o ideal para verificar se há necessidade de substituição da restauração.
Dra Isabella Sant’Anna
CRO 30198