A gestação é um momento único e inesquecível e requer alguns cuidados especiais que devem se estender à saúde bucal. A mulher grávida sente várias mudanças no corpo. Manchas aparecem na pele, o olfato fica mais apurado, o cabelo ganha um brilho especial e as mamas aumentam até três vezes de tamanho. Com tantas alterações, é normal que as pessoas se perguntem se é possível realizar tratamento dentário na gravidez. Se você está grávida e quer saber quais cuidados tomar no tratamento dentário, continue lendo este artigo.
Por que é importante cuidar da saúde bucal na gravidez?
A importância de cuidar da saúde bucal na gravidez pois:
- A gestante tem mais propensão a doenças gengivais
- Mudanças na salivação
- Maior sensibilidade na gengiva
- Incômodo gástrico com reflexo na saúde da boca
- Maior chance de desenvolver cáries e outros problemas para a saúde bucal
- Mudanças nas bactérias presentes na boca
Quais cuidados tomar no tratamento dentário na gravidez?
Os cuidados necessários para realizar procedimentos dentários com segurança nesse período são:
Entender o melhor período para ir ao dentista
Durante a gestação, as mulheres podem sentir-se desconfortáveis para iniciar um tratamento dental, por isso o ideal é ir ao dentista antes de engravidar. Isso mesmo! Fazendo a prevenção de cáries e doenças gengivais é melhor que ir nas consultas com dor ou sensibilidade. Durante a gestação, a mulher produz uma grande quantidade de progesterona (hormônio da gravidez) o que pode acarretar em mudanças de ph da cavidade oral, refluxo, granulomas piogenicos (gengiva com pus) entre outros problemas que causam dor, inchaço e até febre. Por isso, assim que planejar ou descobrir uma gravidez, deve incluir as visitas ao dentista em seu cronograma.
Busque um profissional capacitado
Assim que decidir procurar um profissional, procure o apoio de um dentista ou clínica que seja preparado e qualificado para lidar com o atendimento em gestantes.
Evite alguns medicamentos
De maneira geral, gestantes devem evitar o uso de medicamentos durante a gestação, principalmente no primeiro e terceiro trimestres. Além disso, devem ser relatadas todas as doenças (dibetes, hipertensão, etc) e alergias ao dentista. Isso também se aplica a remédios associados ao tratamento dentário, que devem ser ponderados pelo cirurgião-dentista juntamente com o obstetra na hora de iniciar uma intervenção odontológica.
Quais são os hábitos de higiene bucal ideais para gestantes?
Os hábitos de higiene bucal ideais para gestantes são os mesmos para todos. Ou seja, escovação diária, uso de fio dental, limpeza correta da língua e utilização de enxaguantes bucais.
Porém, esses cuidados devem ser adaptados para cada mulher, respeitando suas necessidades e estilo de vida.
Vale ressaltar que é preciso contar com a ajuda de um dentista especializado nessa situação, oferecendo cuidado redobrado com a prescrição de medicamentos para pacientes em gestação.
Gostou do conteúdo sobre tratamento dentário na gravidez e quais cuidados tomar? Nós da Dental Blues oferecemos soluções odontológicas a preços justos para te ajudar a ter um sorriso bonito e saudável. Agende uma avaliação conosco e sorria hoje!
Dra. Melissa Sampaio Leal CROPR – 32508.